• 003 - balada e viagem segura
  • 005 - CNH Vencida

Habilitações: Mudança de Categoria D ou E

Mudança de categoria de CNH
 

Para condutores que possuem habilitação de uma determinada categoria e desejam habilitar-se para condução de veículos de outras categorias.

Documentação Necessária (Todos Originais e Cópias):

  • Carteira Nacional de Habilitação ou PGU e Documento de Identificação.
  • Comprovante de Residência: Água, Luz, Telefone Fixo (cópia do lado de dentro e último mês) ou declaração de residência com firma reconhecida.

Procedimento

  1. Inscrição
  2. Avaliação Médica
  3. Avaliação Psicológica (somente para o condutor que exerce a atividade remunerada ao veículo ou por solicitação médica).
  4. *Curso Teórico 15 h/aulas ou Exame Teórico com 30 questões. (Ver Observação)
  5. Curso Prático 15 h/aulas
  6. Exame Prático


Mudança de Categoria "D ou E"


Mudança de "B" para "D"

Possuir 2 anos de categoria "B", ser maior de 21 anos e não possuir infração Gravíssima, Grave ou ser reincidente em Média nos últimos 12 meses.

Mudança de "D" para "E"

Possuir 1 ano de categoria "C" ou "D" e não possuir infração Gravíssima, Grave ou ser reincidente em Média nos últimos 12 meses.


Observações:
1) Substui a carteira de Identidade;
- Carteira de Órgão de Classe, Conselhos ou Entidades (OAB, CRM, CRP, CRO, CREA, COREN, MEC, etc);
- Passaporte dentro do prazo de validade;
- Carteira de identidade de estrangeiro (RNE ou MRE), com classificação permanente, dentro do prazo de validade.

Demais Esclarecimentos:
A categoria “C” habilita a conduzir veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas (exemplo: caminhão não articulado de dois ou três eixos), além dos veículos abrangidos pela categoria “B” (ver definição de categoria “B” em “Demais Esclarecimentos” no serviço de “Primeira Habilitação – Permissão para Dirigir”).

A categoria “D” habilita a conduzir veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista (exemplo: microônibus e ônibus não articulados, de dois, três ou quatro eixos), além dos veículos abrangidos pelas categorias “B” e “C”.

A categoria “E” habilita a conduzir combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares (exemplo: caminhão articulado, ônibus articulado, automóvel rebocando trailer), além dos veículos abrangidos pelas categorias “B”, “C” e “D”. Também se exige esta categoria para combinação de mais de dois veículos, independente do peso bruto total ou capacidade de passageiros (exemplo: caminhão bi trem).

Quando a categoria “A” se acha adicionada às demais categorias, também se pode conduzir os veículos relativos à mesma.

Habilitação Categoria D em Ibirubá
 

Últimas Notícias

 

Receba Nossos Informativos


Pré Inscrição
Cursos Especiais